Saturday, October 22, 2005

Logo ali...

Uma placa no meio do nada.
Uma placa enferrujada, perdida no meio do nada, indica: cachoeira


Zangado foi logo perguntando ao Reinaldo, garçon do hotel, onde haveria uma cachoeira em que pudéssemos tomar banho. O rapaz sugeriu a Cachoeira das Cobras, no povoado de Chapada.

-É longe?

-Nããããooo... é logo ali!

Me telefonaram:

-Nós vamos numa cachoeira, cê quer ir? - claro que queria.

Pegamos o rumo de Novas Lavras. As indicações eram claras: passando a Novelis, logo íamos ver uma estrada de terra, daí, era entrar por ela e logo chegaríamos a Chapada, onde fica a cachoeira.

Depois de uns quinze minutos dirigindo, o Paulista reclamou:

-Acho que eles erraram o caminho! Será que já não passamos da entrada? (íamos em dois carros: Zangado e o Negão na frente, Paulista, Violeiro e eu no carro de trás.

Tínhamos passado o bairro de Saramenha fazia tempo e continuávamos rumo a Lavras Novas. O caminho exibia belos deslizamentos, que discutíamos se seriam fluxos de massa, fluxos de grãos ou hiperpicnitos. O Violeiro sacaneou:

-Agora não é mais fluxo, agora tem que falar escoamento de grãos! - falava de outra coisa, mas deixa pra lá. Só a gente vai entender, mesmo!

Preocupados com o almoço, que seria servido às duas e meia, pensávamos em desistir. Depois de uns vinte minutos de chão, chegamos à primeira estrada de terra, que tomamos - fazer o quê?

Chegamos, em meio a muito pó, numa entradinha que dava em um riacho:
Pé na areia, ao infinito e além!
Zangado muito zangado.


-Não é possível! Não pode ser aqui! Isso é uma corredeira! Você viu, não foi? O Reinaldo disse que era perto. Zangado estava meio preocupado, meio puto, meio sem graça, meio irritado, meio zangado... Rindo, o Violeiro concordou:

-É, eu tava lá. Tou de prova. Comentei:

-E vocês vão acreditar em pertim de mineiro?

Seguimos e, depois de cinco minutos de pó, chegávamos a um lugarejo. Um senhor na única rua confirmou que a cachoeira era logo ali.

Paramos do lado de uma capelinha construída em 1883 - nova, para a região - e descemos um caminho. E andamos, andamos, andamos. Zangado, tirando a camisa, já prometia bonquear com Reinaldo:

-Não é possível! Só falta a gente chegar lá e não ter cachoeira nenhuma! todos ríamos, eu tive um acesso de gargalhadas:

Também, vai acreditar em logo ali de mineiro! Um tirico de espingarda...

Mas chegamos à tal da cachoeira. Não é que a danada é linda? Oena que o mato estava queimado em volta. A água - geladíssima - desce pelo acamamento dos xistos do Grupo Itacolomi, escavando a rocha. Entramos cautelosamente, e tive um novo acesso:

--Que água fria! Que água fria! Que água fria! Que água fria! Que água fria!

E a cachoeira não era cascata!
Enfim, cachoeira - não era cascata!
Curtimos. Da próxima vez, só levando um isopor com cerveja e comida.

Viajamos: e se uma tromba d'água resolvesse descer a serra? Olhando à volta: não teríamos para onde correr. Meti a mão numa panela que a erosão escavou e, distraído, quase me apoiei numa aranha DESTE tamanho.

Uma turma chegou, entre eles uma garota com uma borboleta enorme tatuada nas costas (bota enorme nisso!) ficou de biquini. Passamos a discutir se o fiofó da garota coincidia com o fiofó da borboleta.

Mas, como tudo que é bom dura pouco, e o namorado dela era enfezado, deixamos essas discussões metafísicas de lado e voltamos para Chapada, onde o Bas das Cobras nos esperava. Estatisticamente, o Violeiro provou que visitar cachoeiras aumenta a sede de cerveja.

Voltamos às pressas, para não perder o rango que, afinal, é cortesia das...

Organizações...

Ops! É cortesia do Hotel!

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

'God's retribution' - Is nature used to punish sinful acts?
With the most powerful storm in recorded history weakening but every bit as devastating as its predecessors, saint, sinner and blogger alike are again wondering if God really does use nature in retribution for ...
Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a manually click site/blog. It pretty much covers manually click related stuff.

Come and check it out if you get time, Scott :-)

4:15 PM  

Post a Comment

<< Home